São Paulo, quarta-feira, 30 de maio de 2007

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Aliança de BRA e OceanAir amplia vôos do Rio

JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO

A aliança firmada entre OceanAir e BRA vai elevar a oferta de vôos das duas companhias a partir do aeroporto Tom Jobim, no Rio de Janeiro, em 50%. Com isso, serão atendidas 20 cidades com vôos que saem do Rio. A mudança faz parte da estratégia das duas companhias aéreas para fugir do congestionamento de tráfego nos aeroportos de São Paulo.
A estrutura de vôos apresentada pelos executivos das empresas, na sede da OceanAir, ontem, no Rio, divide as operações no país em cinco "hubs" (centros de distribuição de vôos): Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Curitiba e Salvador.
As empresas continuarão a realizar vôos a partir de São Paulo. A OceanAir tem 22 espaços e horários de pouso e decolagem em Congonhas, e a BRA, 12. Elas só não vão mais usar o aeroporto de Congonhas como centro de distribuição de vôos.
"O objetivo final da aliança é ser a terceira via no mercado brasileiro", afirmou Luiz Henrique Barreto, diretor de Comunicação e Marketing da BRA, em alusão à liderança atual de TAM e Gol no mercado doméstico. As duas empresas pretendem alcançar uma fatia de 10% do mercado em dois anos.
Os executivos prometem pontualidade dos vôos como diferencial e afirmam que terão três aeronaves de reserva com as respectivas tripulações em Brasília, Guarulhos e Congonhas para assumir qualquer vôo.

Apoio
As companhias disseram que contam com o apoio dos agentes de viagens para impulsionar as vendas de passagens. Segundo Plínio Fernandes, diretor comercial da OceanAir, a empresa vai agilizar a liberação de crédito para as agências. As empresas negociam com a Infraero (estatal que administra os aeroportos) para dispor os balcões das duas empresas lado a lado nos aeroportos.
No total, as duas empresas pretendem investir R$ 20 milhões na aliança, e uma parcela dos recursos será aplicada em uma campanha de marketing para divulgar a aliança. A estimativa é que o faturamento da aliança some R$ 1 bilhão no primeiro ano de operação.
Ainda não há definição, mas os representantes das duas empresas não descartam uma eventual parceria em vôos para o exterior em uma segunda etapa. De acordo com Fernandes, a OceanAir está fechando acordos com as empresas TAP, Delta, Emirates e Qatar para trazer os passageiros de diversos pontos do país até São Paulo ou Rio, de onde as companhias estrangeiras partem para vôos internacionais.
Já a BRA está em negociação com a Royal Air Maroc para fechar um acordo de compartilhamento de vôos para Marrocos e destinos na Europa.


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