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Aliança de BRA e OceanAir amplia vôos do Rio
JANAINA LAGE
DA SUCURSAL DO RIO
A aliança firmada entre
OceanAir e BRA vai elevar a
oferta de vôos das duas companhias a partir do aeroporto
Tom Jobim, no Rio de Janeiro, em 50%. Com isso, serão
atendidas 20 cidades com
vôos que saem do Rio. A mudança faz parte da estratégia
das duas companhias aéreas
para fugir do congestionamento de tráfego nos aeroportos de São Paulo.
A estrutura de vôos apresentada pelos executivos das
empresas, na sede da OceanAir, ontem, no Rio, divide as
operações no país em cinco
"hubs" (centros de distribuição de vôos): Brasília, Cuiabá, Rio de Janeiro, Curitiba e
Salvador.
As empresas continuarão a
realizar vôos a partir de São
Paulo. A OceanAir tem 22 espaços e horários de pouso e
decolagem em Congonhas, e
a BRA, 12. Elas só não vão
mais usar o aeroporto de
Congonhas como centro de
distribuição de vôos.
"O objetivo final da aliança
é ser a terceira via no mercado brasileiro", afirmou Luiz
Henrique Barreto, diretor de
Comunicação e Marketing
da BRA, em alusão à liderança atual de TAM e Gol no
mercado doméstico. As duas
empresas pretendem alcançar uma fatia de 10% do mercado em dois anos.
Os executivos prometem
pontualidade dos vôos como
diferencial e afirmam que terão três aeronaves de reserva
com as respectivas tripulações em Brasília, Guarulhos
e Congonhas para assumir
qualquer vôo.
Apoio
As companhias disseram
que contam com o apoio dos
agentes de viagens para impulsionar as vendas de passagens. Segundo Plínio Fernandes, diretor comercial da
OceanAir, a empresa vai agilizar a liberação de crédito
para as agências. As empresas negociam com a Infraero
(estatal que administra os
aeroportos) para dispor os
balcões das duas empresas
lado a lado nos aeroportos.
No total, as duas empresas
pretendem investir R$ 20
milhões na aliança, e uma
parcela dos recursos será
aplicada em uma campanha
de marketing para divulgar a
aliança. A estimativa é que o
faturamento da aliança some
R$ 1 bilhão no primeiro ano
de operação.
Ainda não há definição,
mas os representantes das
duas empresas não descartam uma eventual parceria
em vôos para o exterior em
uma segunda etapa. De acordo com Fernandes, a OceanAir está fechando acordos
com as empresas TAP, Delta,
Emirates e Qatar para trazer
os passageiros de diversos
pontos do país até São Paulo
ou Rio, de onde as companhias estrangeiras partem
para vôos internacionais.
Já a BRA está em negociação com a Royal Air Maroc
para fechar um acordo de
compartilhamento de vôos
para Marrocos e destinos na
Europa.
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