São Paulo, quarta-feira, 30 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tourinho diz que repasse de custo é normal

DO FOLHANEWS

O ministro Rodolpho Tourinho (Minas e Energia) recorreu ontem à livre iniciativa para defender o repasse das possíveis desvalorizações cambiais para as tarifas de energia elétrica. "Mercado livre só funciona com regras do mercado livre", disse.
A defesa do mercado livre foi feita pelo ministro reiteradas vezes, na solenidade de início das obras do Pólo Gás-Químico de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, apesar de o Ministério das Minas e Energia ter sido um dos principais articuladores das iniciativas do governo para evitar os aumentos considerados abusivos nos preços da gasolina.
Outro exemplo da interferência do governo federal nas decisões do setor privado, ou do mercado, foram as iniciativas contra o aumento dos preços dos medicamentos e da farinha de trigo.
Tourinho disse que "não há novidade" nesse parâmetro de correção de tarifa de energia e que o repasse não significará necessariamente aumento. "Se houver valorização do real, a tarifa cai."


Texto Anterior: Energia: Eletricidade de Tucuruí vai atrasar 6 meses
Próximo Texto: 36% dos postos do país têm lucro acima do previsto, segundo ANP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.