São Paulo, quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Bernanke diz, em carta, que Fed está "preparado para agir"

DA REDAÇÃO

O presidente do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA), Ben Bernanke, afirmou em carta ao senador democrata Charles Schumer, do Estado de Nova York, que o organismo está "preparado para agir, se necessário", nos mercados, caso a turbulência ameace o crescimento da economia americana.
"Eu quero lhe garantir que o Federal Reserve, em cooperação com outras agências federais, está monitorando de perto os movimentos dos mercados financeiros", escreveu na carta endereçada com data do dia 27 deste mês.
Bernanke disse que "vale a pena ponderar nesse momento" se os setores público e privado podem trabalhar "separadamente ou juntos" para criar modelos de hipotecas que possam ajudar as famílias de menor poder aquisitivo.
Ele também afirmou que cresceu o risco de que moradores percam suas casas nos próximos anos devido ao aumento no valor de financiamento, já que os juros aumentaram com a crise no mercado imobiliário norte-americano.
Para evitar isso, o presidente do BC dos EUA disse que os órgãos reguladores estão incentivando os bancos a refinanciarem ou modificarem os empréstimos de pessoas que estão com dificuldades. A intenção, explica Bernanke, é evitar calotes e execução de hipotecas.
"Os doze Federal Reserve regionais do país estão trabalhando em conjunto com comunidades e grupos industriais dedicados a reduzir os riscos de calote e de aperto financeiro entre os compradores de casa."


Texto Anterior: Em dia de recuperação, Bolsa de SP avança 2,11%
Próximo Texto: Estopim: BNP reabre 2 fundos que fizeram crise piorar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.