São Paulo, sábado, 30 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São Paulo cria comissão para estudar modelo

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, José Serra, assina nos próximos dias o decreto que cria uma comissão especial encarregada de avaliar como a economia paulista pode se beneficiar com a exploração de petróleo e gás natural na bacia de Santos. Entre os trabalhos dessa comissão está o grupo que vai analisar a melhor opção para a exploração do pré-sal.
O governo federal criou uma comissão interministerial para discutir como o Brasil deve explorar a nova fronteira petrolífera. O grupo apresentará as alternativas ao presidente Lula.
Além do modelo regulatório, um grupo do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) vai avaliar como ficará a distribuição dos royalties. A idéia é dar ao governador informações para uma tomada de posição do Estado em relação ao pré-sal. A comissão deverá entregar os estudos e as recomendações ao governador em até 120 dias.
Além de royalties e do modelo de exploração do pré-sal, o governo quer um plano detalhado sobre como poderá manobrar os incentivos fiscais para atrair os bilhões de dólares que deverão ser injetados na atividade de prospecção e exploração de petróleo e gás. Segundo Luciano de Almeida, secretário adjunto de Desenvolvimento de São Paulo, fazem parte do estudo a definição, na costa paulista, de áreas de beneficiamento de petróleo e gás natural e para estaleiros.
(AGNALDO BRITO)


Texto Anterior: Petrobras quer mudar regime de exploração, afirma Mercadante
Próximo Texto: Bovespa gira seu menor volume em quase um ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.