UOL


São Paulo, terça-feira, 30 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

AVIAÇÃO

Negócio criará uma das maiores aéreas do mundo

Conselho da Air France aprova plano e dá o 1º passo para fusão com KLM

DA REDAÇÃO

O conselho administrativo da Air France aprovou ontem um plano para adquirir a companhia aérea holandesa KLM, disse Yvon Touil, representante sindical no conselho da companhia francesa. Se concretizada, a fusão criará uma das maiores empresas aéreas do mundo.
De acordo com Touil, o conselho aprovou uma carta de intenções relativa à oferta de troca de ações da KLM. Deverá ser criado um consórcio envolvendo a Air France e a KLM, que conservarão suas respectivas identidades.
Em um primeiro momento, de acordo com os sindicatos, a Air France teria somente 49% do consórcio, para depois controlá-lo. O Estado francês, que hoje é acionista majoritário da Air France, teria que reduzir sua participação.
A direção da Air France, segunda maior companhia aérea da Europa, ainda não emitiu um comunicado oficial a respeito das decisões tomadas na reunião do conselho, mas dirigentes sindicais adiantaram que mais detalhes sobre o plano devem ser divulgados hoje. A KLM é a quarta maior aérea do continente.
A Alitalia, que mantém um acordo com a Air France, não foi incluída nas negociações, mas deu a bênção às decisões. A empresa italiana disse que assinará vários acordos com as duas aéreas para pavimentar uma futura integração.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Águia fraca: Dólar sofre nova desvalorização global
Próximo Texto: Receita ortodoxa: Salário perderá para a inflação, diz Fazenda
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.