São Paulo, sábado, 30 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RITMO

Índia cresce 8,9%, e BC pode elevar juros

DA BLOOMBERG

A economia da Índia cresceu 8,9% no segundo trimestre deste ano, superando as estimativas dos economistas e elevando a pressão sobre o BC do país para que eleve a taxa de juros pela quarta vez no ano para controlar a inflação.
O crescimento da economia no trimestre passado se seguiu à expansão de 9,3% registrada no primeiro trimestre, disse o Departamento Central de Estatística do país, em Nova Déli. Os economistas previam crescimento de 8,4%.
O ministro da Fazenda da Índia, Palaniappan Chidambaram, encontrou-se ontem com o presidente do Banco Central do país, Yaga Venugopal Reddy, para debater medidas de controle da inflação.
O partido de Chidambaram está sofrendo pressões do Congresso para controlar os preços antes da realização de sete eleições estaduais no país.
A inflação da Índia na semana retrasada ficou em 4,56%, informou o governo, percentual superior ao "nível de tolerância" fixado em 4%. O BC da Índia elevou sua taxa básica de juros em 1,5 ponto percentual desde outubro de 2004, para 6%.


Texto Anterior: Siderúrgica alemã lança projeto de US$ 3,6 bi no país
Próximo Texto: Santos: Parecer sobre porto contraria o Opportunity
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.