UOL


São Paulo, quinta-feira, 30 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MT afirma que destruirá lavouras

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Mesmo favorável à produção de transgênicos, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi (PPS), 47, disse que destruirá as lavouras de soja transgênica encontradas no Estado, maior produtor brasileiro do grão. Segundo o governador, as plantações são ilegais.
Neste mês, houve apreensão em Mato Grosso de 107,8 toneladas de transgênicos, que seriam para plantio ilegal. E o governo do Paraná já fez retornar para Primavera do Leste (239 km de Cuiabá) 14 caminhões que transportavam de 420 a 630 toneladas dessa soja.
Conhecido como "o rei da soja" por ser um dos maiores produtores do grão no país, Maggi deve colher 400 mil toneladas nesta safra, 2,7% da produção de 15 milhões de toneladas no Estado.
"Se houver [campo com soja transgênica], o Estado vai tomar as medidas que a lei exige: multa e destruição da lavoura."
Ao defender, como agricultor, os transgênicos, Maggi citou os custos. "Existe uma idéia, eu diria ambiental e econômica, pela produção da soja transgênica. Ela fica mais barata que a outra."
Já em Minas Gerais, embora o governador Aécio Neves (PSDB) tenha afirmado que deve solicitar declaração de área livre de transgênicos, o assunto deve se arrastar. A Secretaria da Agricultura disse que o tema é "delicado e difícil" e carece de ampla discussão entre os órgãos estaduais da área.
(HUDSON CORRÊA)


Colaborou Paulo Peixoto, da Agência Folha, em Belo Horizonte


Texto Anterior: Desobediência civil cresce no país, diz Alencar
Próximo Texto: Paraguai faz queixa por apreensão de soja
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.