São Paulo, sábado, 30 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Nos EUA, taxa é anualizada; no Brasil, trimestral

DA REDAÇÃO

As estatísticas oficiais norte-americanas sobre o PIB (Produto Interno Bruto) utilizam taxas trimestrais anualizadas. Já no Brasil, a taxa normalmente usada para o cálculo é a trimestral simples.
Se nós adotássemos a mesma metodologia usada no Brasil para calcular o PIB dos Estados Unidos encontraríamos uma taxa diferente.
Para exemplificar as diferenças, suponha o leitor que: a) um país, hipotético, só produz automóveis; b) no segundo trimestre do ano foram fabricados nesse país 100 carros; c) no trimestre seguinte, a produção foi de 101 unidades. Nesse caso, o IBGE publicaria que, de um para outro trimestre, a economia dessa nação imaginária cresceu 1%; já o Bureau of Economic Analysis, que calcula o PIB dos Estados Unidos registraria uma taxa de expansão anualizada de 4,1%.
Anualizar uma taxa trimestral sobre o trimestre anterior significa elevar o resultado primário à quarta potência.
O "truque" para não errar nesses cálculos é trabalhar com números em base 1. Soma-se 1 à taxa de crescimento apurada (no caso 0,01, ou 1%). Depois eleva-se essa cifra (1,01) à quarta potência (o resultado da operação é 1,041). Por fim, subtrai-se 1 para obter a taxa anualizada (0,041 ou 4,1%).


Texto Anterior: Vôo da águia: Consumo eleva PIB americano, mas abaixo do esperado
Próximo Texto: Panorâmica - Aéreas: Varig antecipa depósito de R$ 1,1 milhão em taxas aeroportuárias para Infraero
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.