São Paulo, quarta-feira, 30 de novembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Transporte tem a maior fatia do faturamento

DA SUCURSAL DO RIO

De todos os serviços prestados por empresas no país, o transporte rodoviário de passageiros em áreas urbanas tanto em ônibus, vans, lotações ou outros veículos é o que tem a maior participação no faturamento do setor -7,6% em 2003. A telefonia fixa (assinatura) aparece em segundo lugar, com 6,1% da receita total do setor de serviços.
Em terceiro lugar no ranking dos serviços, surge o transporte de cargas (exceto grãos) por rodovias -6%. As três primeiras posições não mudaram de 2002 para 2003.
Mas o avanço da telefonia móvel fez as ligações de telefone fixo para celular avançarem uma posição e atingirem o quarto lugar em 2003 -4,5% do faturamento do setor de serviços, segundo a Pesquisa Anual de Serviços do IBGE.
O serviço de interconexão das operadoras de telefonia móvel (com a rede das fixas com os de outras móveis) também ganhou espaço e já é o sétimo serviço com maior receita do país (4%) -era o décimo em 2002. O sexto lugar ficou com o transporte aéreo de passageiros -4,1%.
Por outro lado, a televisão aberta perdeu uma posição. Era o sétimo serviço com maior receita no país. Passou para a oitava posição em 2003 -3,8%. A TV movimentou, em 2003, R$ 5,7 bilhões.

TV aberta x canal pago
Pelos dados do IBGE, a TV aberta perdeu um pouco de espaço entre todas as atividades de serviços de audiovisual. Seu peso era de 53,6% de todo o faturamento do segmento em 2002. O percentual baixou para 52,2%. O audiovisual teve uma receita total de R$ 13,5 bilhões em 2003.
A TV aberta perdeu terreno para a TV por assinatura. A receita das operadoras e dos canais pagos subiu para 27,6% do faturamento do audiovisual -esse percentual era de 25,8%.
A receita de todas as atividades ligadas ao cinema e vídeo (produção, comercialização, distribuição e exibição) também teve um pequeno crescimento relativo. Seu peso passou de 13,4% em 2002 para 13,7% em 2003.
O rádio manteve em 2003 exatamente a mesma fatia da receita que tinha no ano anterior -2,4%.


Texto Anterior: Trabalho: Serviços empregam mais, mas pagam menos
Próximo Texto: Declaração: Entrega do IR de isentos termina hoje às 20h
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.