São Paulo, quarta-feira, 31 de janeiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Política comercial norte-americana muda estilo

DE WASHINGTON

Pelo menos em estilo, a mudança de governo nos EUA altera drasticamente a política comercial norte-americana, conduzida no país pelo Escritório de Representação Comercial (a USTR).
Sai do comando a advogada Charlene Barshefsky, que se especializou em proteger indústrias norte-americanas da concorrência externa e em bater duro no governo brasileiro, e assume Robert Zoellick, economista de Harvard que defende uma maior integração comercial com o mundo mesmo se companhias ineficientes de seu país quebrarem no caminho.
Nos últimos anos, Barshefsky empenhou-se em aplicar sanções a importações de produtos brasileiros sob a alegação de "dumping". Durante sua sabatina de ontem na comissão de Finanças do Senado, Zoellick disse que a proteção oficial a indústrias norte-americanas em fase de restruturação não deve servir como um escudo protecionista.


Texto Anterior: Livre comércio: Pressão de democratas pode atrasar Alca
Próximo Texto: Luís Nassif: A novela da moeda podre
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.