São Paulo, sábado, 31 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Confiança do consumidor indica recuperação

DA REDAÇÃO

A tendência de recuperação da economia norte-americana foi reforçada ontem com a divulgação de dois outros indicadores.
O índice de confiança do consumidor, medido pela Universidade de Michigan, subiu de 92,6 pontos em dezembro para 103,8 em janeiro. É o maior nível desde novembro de 2000. "A leitura sustenta as expectativas de um bom crescimento neste ano", afirma Cary Leahey, economista-sênior do Deutsche Bank Securities.
Um outro relatório, regional, apresentou melhoria no setor industrial em janeiro, embora não tenha sido acompanhada de evolução no mercado de trabalho.
O NAPM (índice dos gerentes de compras, em inglês) de Chicago, que serve de termômetro para a atividade manufatureira, atingiu a maior pontuação em quase dez anos: ficou em 65,9 pontos, ante 61,2 em dezembro. Valores acima de 50 pontos indicam expansão; abaixo, contração.
Apesar de medir a atividade só no Meio-Oeste norte-americano, o indicador é considerado uma prévia do ISM (Instituto de Gerenciamento de Oferta), de alcance nacional, que sai na segunda.


Texto Anterior: Vôo da águia: EUA têm maior crescimento desde 2000
Próximo Texto: Polêmica: BC autônomo não mexe com governo, diz Appy
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.