UOL


São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 2003

Texto Anterior | Índice

VÔO ERRÁTICO

Livro Bege aponta recuperação na atividade da indústria dos EUA, mas investimentos ainda seguem retraídos

Fed vê avanço na economia americana

DA REDAÇÃO

A atividade econômica apresentou alguns sinais de recuperação nos EUA, inclusive no combalido setor manufatureiro, de acordo com o Federal Reserve (banco central local). Mas os investimentos das empresas em novos projetos e na ampliação de capacidade ainda seguem tímidos.
O Livro Bege, relatório periódico sobre a atividade econômica preparado pelo Fed, indica que há "sinais crescentes de recuperação" nas fábricas. Dez dos 12 Feds regionais relataram que o nível de atividade na indústria ou se recuperou ou se estabilizou, depois de meses de retração.
"Os relatórios dos 12 distritos do Federal Reserve oferecem novos sinais de que o ritmo da atividade econômica subiu um degrau durante junho e a primeira metade de julho", afirma o Fed no Livro Bege.
O relatório ganhou o nome de Livro Bege por causa da cor de sua capa. O documento é utilizado como referência durante as reuniões do comitê de política monetária do Federal Reserve.
Ainda de acordo com o Livro Bege, houve um aumento na intensão de investimentos. Mas o gasto efetivo das empresas em novos projetos, principalmente na indústria, segue contraído.

Missão difícil
Membros da equipe econômica de Bush, como o secretário do Tesouro, John Snow, estão visitando importantes regiões eleições na tentativa de passar uma mensagem de otimismo na recuperação do país. O governo quer conquistar apoio para a disputa em 2004.


Com agências internacionais


Texto Anterior: Volks convoca os "excedentes"
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.