São Paulo, terça-feira, 31 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Emergentes da Europa lideram alta nas vendas

DA REPORTAGEM LOCAL

Os países europeus em desenvolvimento, muitos dos quais entraram recentemente na União Européia, são o destaque entre os que mais elevaram suas exportações nos últimos 12 meses terminados em maio: 15 dos 30 que mais se expandiram se enquadram nessa categoria.
De acordo com o professor Renato Flores, da FGV, a alta qualificação e o baixo custo de mão-de-obra tornam esses países especialmente atrativos. "Isso pode afetar o Brasil em segmentos da indústria como petroquímica, máquinas e indústria automobilística, entre outros", declara.
"Esses países europeus em desenvolvimento representam claramente uma ameaça para o Brasil", concorda José Augusto de Castro, da AEB.
"A maior parte deles faz fronteira com a Alemanha, que é o segundo maior importador mundial. A tendência é que aumentem a capacidade de produção e se tornem concorrentes do Brasil", completa. (MP)


Texto Anterior: Comércio exterior: Brasil é 32º no boom exportador
Próximo Texto: Cervejas: Belgas devem ampliar participação na AmBev
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.