São Paulo, sexta-feira, 31 de agosto de 2007

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Mercado Aberto

guilherme.barros@uol.com.br

Venda de carro atinge a marca de 1,5 mi

A turbulência no mercado financeiro global parece não ter influenciado, pelo menos por enquanto, a indústria no Brasil. Além de o índice de confiança da FGV ter registrado recorde em agosto, a indústria automobilística também prosseguiu em ritmo acelerado no mês.
Depois de alcançar a marca de 1 milhão de veículos emplacados no dia 20 de junho, o setor acaba de atingir o recorde de 1,5 milhão de veículos na quarta passada. Em 2006, a marca de 1,5 milhão de veículos licenciados em 2006 só foi registrada no dia 25 de outubro. A estimativa para 2007 é superar a casa dos 2,3 milhões de veículos, com uma média mensal próxima a 200 mil.
O grande motor do crescimento da indústria tem sido o crédito, com a queda dos juros e o alongamento dos prazos de financiamento. Os empréstimos chegam a até 86 meses.
Animado com as vendas recordes do setor, o ministro do Desenvolvimento, Miguel Jorge, estuda mecanismos para incentivar o setor a ampliar a capacidade produtiva para 5 milhões em 2010. Atualmente, a indústria tem condições para produzir um total de 3,5 milhões de veículos.
Miguel Jorge defende também a adoção de novos mecanismos de crédito, como o leasing rotativo para pessoa física, que poderia movimentar ainda mais o mercado de automóveis novos.
O leasing funciona como uma espécie de aluguel, e, no sistema rotativo, muito usado nos países do Primeiro Mundo, os compradores podem trocar de carro até mesmo antes do fim do contrato.
Segundo Miguel Jorge, há espaço para novos investimentos. Não são todas as montadoras que estão trabalhando com o pé no acelerador.
A Honda, por exemplo, anunciou recentemente ter reduzido em 20 minutos o tempo do almoço dos funcionários da produção para poder atender o crescimento da demanda.
A GM, a Volks e a Fiat passaram a trabalhar no sábado, a partir de maio, também com o objetivo de suprir as necessidades do mercado.

País sobe para 4º em computador

O Brasil subiu no ranking mundial de vendas de computadores, da sétima para a quarta posição. A mudança está ligada à venda de 2,1 milhões de desktops e de notebooks, principalmente, no país entre abril e junho, segundo informações da consultoria IDC.
Durante o segundo semestre, foram vendidas 300.481 unidades de notebooks. Os preços, no entanto, que vinham caindo desde 2006, mantiveram-se no mesmo patamar dos três primeiros meses de 2007.
Para Reinaldo Sakis, analista sênior da consultoria, o que impulsionou o consumo dos aparelhos foi "a redução nos juros das parcelas e o aumento nos prazos e pagamento". No mesmo período, foram vendidos 1.864.920 desktops.
Pelas estimativas do IDC, as vendas, em 2007, devem chegar a cerca de 9 milhões de computadores no país, uma alta de 25% em relação às vendas de 2006.

CARTÃO POLÊMICO
O guru do marketing Philip Kotler veio ao Brasil nesta semana a convite da Telefônica para falar de convergência digital para o marketing estratégico a uma platéia de executivos. Kotler disse que, com o avanço da tecnologia, tudo é fácil ficar obsoleto atualmente. No futuro, até cartões de crédito vão cair de moda, já que estão avançadas as tecnologias para novos meios de pagamento como as que permitem que compras sejam efetuadas por celulares. Andréa Cordeiro, vice-presidente de marketing da Visa do Brasil, que participou do evento, defendeu o cartão. "O dinheiro é o meio mais antigo no mundo e é o nosso maior concorrente", diz Cordeiro. Kotler pediu desculpas a ela mais tarde.

Frases

"Os cartões de créditos vão ficar fora de moda"
PHILIP KOTLER
Especialista em marketing

"O dinheiro é o meio mais antigo no mundo e ainda é nosso maior concorrente"
ANDRÉA CORDEIRO
vice-presidente de marketing da Visa do Brasil

Ó, MINAS GERAIS

Depois de romper com o estilista Rogério Figueiredo, Kátia Grubisich parte em vôo solo. A empresária apostou na moda mineira ao lançar seu novo negócio, o Emporium K, que será inaugurado na segunda-feira . A idéia é reunir nos Jardins, em um espaço de 850 m2, seis marcas de Minas, além de sua própria e das bolsas de Serpui Marie.

QUENTINHA
Estão cada vez mais adiantadas as negociações de compra do grupo VR, de Abram Szajman, pelo grupo francês SodexHo. Caso o negócio se concretize, a SodexHo deve tornar-se a primeira no ranking do mercado de vale-refeições, superando a Ticket, do grupo Accor.

CRÉDITO
Com a alta do volume de empréstimos ao consumidor, a Cifra Crédito (banco Schahin) atingiu R$ 100 milhões ao mês, correspondentes a crédito pessoal, veículos e consignado.

SUSTENTÁVEL
Empresas que apostaram em programas de sustentabilidade, como Grupo Orsa, Sustentax, Natura, Banco Real, Basf, Aché, Serasa e Ciesp, irão debater sobre os principais desafios da implantação de ações sustentáveis durante o Conarec 2007 (Congresso das Relações Empresa Cliente), que acontece na terça e na quarta, no hotel Transamérica, em SP.

ON THE ROAD
A AmBev inaugura hoje um Quiosque Chopp Brahma no terminal rodoviário da Barra Funda, em SP.

FAMÍLIA VENDE TUDO
Os antiquários Paulo Vasconcellos e Bortoletto Jr. inauguram amanhã o Galpão dos Leilões, que une leilão de artes e antigüidades a "família muda-se". No acervo, há peças de espólios de famílias tradicionais de São Paulo. O leiloeiro é Roberto de Magalhães Gouvêa.

RELATÓRIOS
A MicroStrategy Brasil fechou parceria com a Soft Team, empresa de sistemas para as áreas fiscal, tributária e de auditoria. Juntas, as empresas criaram uma solução para monitoramento.

BELEZA ITALIANA
A italiana Santa Maria Novella, de cosméticos artesanais, está investindo R$ 1,8 milhão no Brasil. A marca inaugura sua segunda loja no país, no shopping Iguatemi, em São Paulo, depois de seis meses da primeira unidade, instalada nos Jardins. Ao todo, há 150 produtos, o que representa 70% da linha fabricada na Itália.

PARCERIA
O grupo hoteleiro português Pestana firma nova parceira de descontos com a locadora Unidas Rent a Car para fidelizar clientes.


com ISABELLE MOREIRA LIMA e JOANA CUNHA

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