São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Índice é o mais influenciado pelo dólar

DA REPORTAGEM LOCAL

A diferença entre os principais índices de inflação é o tipo de metodologia usada em sua apuração.
O universo de pesquisa do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), do IBGE, compreende pessoas que ganham entre um e 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, Belém, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro. O grupo com maior peso no IPCA é o de alimentação, que corresponde a 25,21% do índice.
Já o IGP-M (Índice Geral de Preços ao Mercador), da FGV, é calculado pela média dos resultados do IPA (Índice de Preços no Atacado), do IPC (Índice de Preços ao Consumidor) e do INCC (Índice Nacional de Construção Civil) -como os preços do atacado refletem as variações do dólar quase que imediatamente, esse é o índice mais influenciado pela oscilação da moeda norte-americana.
Ele é utilizado para nortear operações financeiras. Uma de suas principais funções é corrigir as Notas do Tesouro Nacional (NTN) e de CDBs prefixados com prazos de mais de um ano.
O IPC (Índice de Preços ao Consumidor), o principal índice de inflação da Fipe, é calculado na cidade de São Paulo, com pessoas que ganham até 20 salários mínimos. Os dois principais componentes do indicador são alimentação, que representa 30,81% do índice, e habitação, responsável por 26,52% da taxa. (JSO)


Texto Anterior: Ano do dragão: Inflação vai a 3,87%, a maior desde 1994
Próximo Texto: BC prevê aumentos de gás de cozinha, gasolina e luz
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.