São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC perseguirá inflação de 6% no próximo ano

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O BC anunciou ontem que, nos próximos meses, irá fixar os juros básicos da economia de modo que a inflação do ano que vem fique em torno de 6%. É o que o BC chama de "meta ajustada".
Oficialmente, a meta para a inflação de 2003 é de 4%, com uma margem de tolerância de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos. Esses números são fixados pelo CMN (Conselho Monetário Nacional) e só podem ser modificados com autorização do presidente da República.
Teoricamente, portanto, o BC deveria direcionar seus esforços para manter a inflação do ano que vem em 4%. O principal instrumento usado é a taxa de juros -hoje em 21% ao ano-, que sobe quando há uma ameaça de aumento de preços. Se a meta fixada pelo CMN não for cumprida, o presidente do BC precisa escrever uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando os motivos do descumprimento.


Texto Anterior: BC prevê aumentos de gás de cozinha, gasolina e luz
Próximo Texto: Opinião econômica: A esperança e a tentação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.