São Paulo, quinta-feira, 31 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESCÂNDALOS

Citigroup decide separar divisão de consultoria

DA REDAÇÃO

O Citigroup, maior grupo financeiro dos EUA, decidiu criar uma nova divisão que se dedicará unicamente a serviços de análise, pesquisa e consultoria. O objetivo é dificultar o conflito de interesses e a troca de informações privilegiadas entre analistas e corretores de investimento.
O Citi decidiu fazer a reforma depois de meses de conversas e negociações com as autoridades regulatórias e com o Departamento de Justiça.
O procurador do Estado de Nova York, Eliot Spitzer, abriu investigações contra os principais bancos de investimentos de Wall Street para apurar evidências de que havia conflito de interesses entre analistas e corretores, o que afetou a isenção de tais profissionais e acabou provocando grandes prejuízos para os clientes.
A divisão para investimentos do Citi é o Salomon Smith Barney. A nova unidade, que empregará 12,5 mil consultores e analistas, perderá o tradicional nome "Salomon" e se chamará Smith Barney.
Os principais bancos dos EUA, como o Citi, o Merrill Lynch e o JP Morgan, estão sendo investigados por suspeitas de conflito de interesses. Analistas das divisões de consultoria teriam recomendado a compra de ações as quais eles sabiam que não eram boas apostas, mas as indicavam por interesse dos corretores que tinham as empresas em questão como clientes.


Com agências internacionais

Texto Anterior: Porto de Santos: Continua o impasse sobre regionalização
Próximo Texto: Comércio exterior: Governo agora prevê superávit de US$ 11 bilhões na balança em 2002
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.