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São Paulo, domingo, 02 de fevereiro de 2003

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Aluno de MBA "distorce" prioridades, diz pesquisa

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Os cursos de MBA realmente atingem os seus objetivos? Os estudantes que são certificados por esses cursos têm mesmo um preparo relevante? Qual a preocupação que esses profissionais têm ao estarem no mercado?
Essas são algumas perguntas que uma pesquisa chamada "Where will they lead?" (nome com duplo sentido que pode ser traduzido como "Onde eles irão liderar" ou como "Para onde eles vão nos levar"). Ela foi realizada entre estudantes de cursos de MBA e graduados nesses programas nos Estados Unidos, em 1999, pelo Instituto Aspen de Iniciativa Social e Inovação nos Negócios (Aspen Isib, na sigla em inglês). Treze escolas, vistas como as melhores, entraram nesse estudo.
A pesquisa mostrou que, durante o curso, os estudantes mudam prioridades: deixam de lado a busca pela satisfação do cliente e pela qualidade do produto para buscar ampliar o desempenho das ações no mercado.
Outro ponto que o levantamento demonstrou foi que os alunos de MBA não têm muito clara a importância de uma política de responsabilidade social no desempenho da companhia, mas gostariam que algum tópico a esse respeito fosse incluído nos currículos das instituições de ensino.
Quando questionados sobre qual a principal responsabilidade de um empresa, 81% dos entrevistados responderam que era maximizar os rendimentos para os acionistas. E 71% dos pesquisados apontaram a opção "Satisfazer as necessidades dos clientes" como a segunda prioridade da empresa.
Por outro lado, apenas 5% disseram que garantir a segurança ambiental deveria ser apontada como sendo importante na avaliação de uma companhia. (TA)


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