S?o Paulo, domingo, 04 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Resistência é maior na área de saúde

Cursos como gerontologia enfrentam a não aceitação dos colegas de trabalho, afirmam alunos e professores

DE SÃO PAULO

Nos cursos multidisciplinares relacionados à área de saúde, as dificuldades de conseguir emprego ao se formar são maiores, segundo alunos e professores da USP Leste ouvidos pela Folha.
A justificativa é que esses profissionais são vistos como concorrentes pelos colegas em funções tradicionais.
Os professores, contudo, ressaltam que a intenção da universidade é formar pessoas que trabalhem com equipes multidisciplinares.
Os graduados em gerontologia, que acompanham o processo de envelhecimento e são capazes de gerir políticas públicas para idosos, conhecem bem essa situação.
Recém-formados e professores da área avaliam que a aceitação da carreira é baixa. Uma razão é a resistência de enfermeiros e médicos que desconhecem a profissão.
"A sociedade é preconceituosa e ainda não proporciona oportunidades", reclama Adriana Ruiz, 23, que se formou no ano passado e ainda está à procura de emprego.
Profissionais de ciências da atividade física que buscam emprego em áreas da saúde também se queixam de que sua atuação é confundida com a de médicos e a de fisioterapeutas.
"Não temos o mesmo treinamento que eles têm. A intenção é compor uma equipe", afirma Felipe Vieira, 23, que se formou em 2009 e não trabalha na área atualmente.

BAIXA REMUNERAÇÃO
Entre formados em lazer e turismo, a reclamação não é de falta de vagas, mas, sim, de ofertas com salário e qualificação inferiores -como cargos de atendentes de hotéis e agências de turismo ou funções operacionais em companhias aéreas.
Para contornar a situação, Bruna Cirelli, 24, formada em 2009, trabalha em uma empresa de eventos. "Estou investindo em pós-graduação em gestão e marketing."


Texto Anterior: Obstetrícia: Currículo será mudado, diz coordenadora
Próximo Texto: Especialistas respondem... ...às dúvidas dos estudantes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.