S?o Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

O texto abaixo contém um Erramos, clique aqui para conferir a correção na versão eletrônica da Folha de S.Paulo.

Investimento varia segundo perfil

Regra é escolher aplicação e segui-la sem se deixar levar por altos e baixos do mercado

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Apesar de 53% dos profissionais planejarem ter uma nova carreira após a aposentadoria -segundo levantamento da consultoria Michael Page-, a maior parte se programa para ter uma renda complementar à paga pela Previdência Social.
Mas não há uma regra para a escolha das aplicações. Ela dependerá dos objetivos e do perfil do investidor.
O importante, ressaltam especialistas entrevistados pela Folha, é fazer a opção e, principalmente, adotar a "filosofia de investimento".
Como o engenheiro da computação Glauber Batista, 27, que, mesmo sem ter delineado sua estratégia para o período posterior à aposentadoria, distribui de 5% a 10% de seu salário entre renda fixa, ações e derivativos.
É o que recomendam especialistas: definir uma meta e segui-la sem se deixar levar por opiniões de amigos ou ondas de mercado.
"Ficar "pipocando" [entre investimentos] faz com que a pessoa perca dinheiro", explica Adriana Feijó, diretora-fundadora da consultoria Mulheres de Valor.
Ciente disso, Rogério Ferrari, 37, executivo da empresa de software Crivo, estruturou há seis anos estratégia que inclui ações, fundo DI (renda fixa vinculada à taxa Selic) e PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre), indicado para quem, como ele, é celetista e faz a declaração completa de Imposto de Renda.
Já a gerente de produção Lucimara Canilo, 36, investe em dois planos de previdência privada, um PGBL e outro VGBL (Vida Garantidor de Benefício Livre).
"Quero ter um negócio próprio", conta ela, que pretende adquirir outro imóvel, além do que já tem, para servir como fonte de renda.


Texto Anterior: Profissional diversifica aplicações
Próximo Texto: Pós-carreira demanda preparação
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.