S?o Paulo, domingo, 05 de dezembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Pós-carreira demanda preparação

Profissional deve avaliar talento e desejo ao planejar nova atividade

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A preparação para a aposentadoria não se restringe às economias feitas para garantir a renda extra.
É preciso também pensar nas atividades às quais o profissional vai se dedicar.
"Hoje, aos 50 anos, a pessoa está no auge", diz Joaquim Corrêa, professor do Instituto Coppead de Administração, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
O consultor Julio Cardozo, 66, concorda. "As empresas descartam os funcionários mais cedo", considera.
Há, por exemplo, companhias que estabelecem a aposentadoria compulsória por idade. Na consultoria Ernst & Young Terco, onde Cardozo ocupou o cargo de presidente, o limite é de 60 anos.
O resultado dessa equação, em muitos casos, é que cada vez mais sobra tempo e disposição para outras atividades após a aposentadoria.
Exemplo disso é o que acontece com 5,34 milhões de brasileiros que, mesmo fazendo parte da massa de aposentados ou pensionistas, contam hoje com uma ocupação, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) elaborados com base na Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios).
Alguns buscam atividades pontuais, sem vínculo. Outros passam a se dedicar a consultorias. E há ainda quem, como a jornalista Silvia Angerami, 52, siga o rumo do empreendedorismo.
Neste mês, ela lança o primeiro livro de sua recém-criada editora, a Reality Books. "Sempre quis ser escritora e ter uma editora."

ORIENTAÇÃO
"É preciso tentar casar desejo, talento e experiência", recomenda Caroline Pfeiffer, responsável pela área de inteligência de mercado da DBM aos profissionais que estão planejando uma atividade para desenvolver durante a aposentadoria.
Foi somente depois de fazer essa análise que o consultor Julio Cardozo tomou sua decisão -aproveitou a vivência de executivo para prestar assessoria em gestão e governança corporativa.
Hoje d[a consultorias e palestras sobre pós-carreira e lançou um livro, "O Melhor Vem Depois" (ed. Saraiva), sobre o tema.


Texto Anterior: Investimento varia segundo perfil
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.