São Paulo, Domingo, 07 de Março de 1999
Próximo Texto | Índice

Conheça os temperamentos indesejados no trabalho

LIA REGINA ABBUD
da Reportagem Local

Se você acha que talento é garantia de sucesso, cuidado: o temperamento de um profissional também é um fator decisivo para uma carreira promissora.
Isso quer dizer que, por mais competente que seja esse profissional, se ele tiver traços de personalidade indesejados, só poderá trilhar dois caminhos: perceber o problema e adaptar seu comportamento ou preparar-se para mudar de emprego.
Na opinião de Carlos Diz, 46, sócio-diretor da Spencer Stuart, empresa de contratação de executivos, o sucesso só é garantido pela combinação de conhecimento e comportamento.
"É preciso ter estabilidade emocional para lidar com os outros profissionais e para enfrentar situações difíceis, imprevistos, fracassos", afirma ele.
O mau temperamento tem grande influência na carreira, e se evidencia nas situações de provação. Segundo Diz, ninguém é despedido apenas pelo temperamento que possui, mas em função das consequências que esse problema acarreta.
Isto é, se por algumas características o profissional cria uma atmosfera negativa no ambiente de trabalho, chegando a prejudicar o rendimento dos colegas, ele pode correr riscos.

Superioridade
"É preciso ter excelentes razões para se estar em uma tal posição. Quando o profissional tem um temperamento difícil, precisa ser melhor em outros aspectos para justificar a permanência."
Para o consultor Marcelo Mariaca, 54, nenhum talento neutraliza totalmente traços muito fortes de personalidade. "É possível que esses profissionais até cheguem em cargos altos, mas talvez fossem mais longe se não tivessem aquele temperamento."
Perceber, no entanto, que essas características estão impedindo o desenvolvimento próprio e o da empresa é muito difícil.
"Com o tempo, em alguns casos, o profissional consegue mudar, já que tem, durante a carreira, exemplos de que a sua maneira de agir não é a melhor."
Refletir sobre que problemas está causando com o determinado temperamento também pode ajudar, assim como uma terapia.


Vida longa
Segundo Claudio Neszlinger, diretor de recursos humanos da Microsoft, algumas características, como a arrogância, aparecem desde o processo de seleção.
Mas, dependendo do potencial do profissional, a empresa opta por contratá-lo, apostando na mudança. "Esclarecemos, logo no início, quais os aspectos que não nos agradam e que devem ser mudados para que a sua vida na empresa seja longa."
Para ele, o profissional inteligente é aquele que ouve as críticas dos colegas. "As pessoas não comentam à toa. Ele pode estar agindo de certa maneira sem perceber que não está agradando. Rótulos vêm com facilidade, mas demoram a ir embora."
Na Microsoft, há um programa nesse sentido, em que o chefe do profissional em questão elabora um documento com observações sobre o que deve ser mudado.
São feitas reuniões de verificação. Se depois de dois meses o resultado não for satisfatório, o profissional pode ser desligado.


Próximo Texto: Temperamentos indesejados: Mudança de comportamento depende de autopercepção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.