São Paulo, Domingo, 07 de Março de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TEMPERAMENTOS INDESEJADOS
Profissionais "complicados" causam desgaste emocional nos colegas
Mudança de comportamento depende de autopercepção

da Reportagem Local

O primeiro passo para adquirir um novo comportamento é perceber que é preciso mudar, afirma o psiquiatra Luiz Cuschnir.
"Se o profissional não vê que os insucessos que já ocorreram dependeram também de uma má performance dele, não vai conseguir mudar", afirma o médico.
Para ele, "quem aceita a tarefa de buscar um aperfeiçoamento vai conseguir se desenvolver". E, segundo ele, "a cada experiência ele se tornará mais forte".
O psicanalista Jacob Pinheiro Goldberg diz que profissionais com certos temperamentos (como os apresentados na página anterior) não são maleáveis, não têm autocrítica, são impertinentes e têm muita dificuldade de trabalhar em grupo, especialmente quando são os líderes.
"A carreira desse profissional tende a ser complicada porque geralmente ele não tem a intenção de mudar. E, para a empresa, não vale a pena mantê-lo lá."

Conselhos
"São profissionais que causam muito desgaste emocional nos colegas", diz Goldberg. O ideal seria ouvir os conselhos dados pelo chefe e pelos colegas.
"É preciso perceber o que está desencadeando com aquele comportamento e entender que a carreira corre riscos porque, se ele tiver um temperamento difícil, também não conseguirá se adaptar em outras empresas."
Segundo Cuschnir, por meio da psicoterapia, o terapeuta e o cliente conseguem perceber quais são os problemas enfrentados pelo profissional.
"É muito difícil não perceber o que o seu paciente está "aprontando" no trabalho", afirma.


Texto Anterior: Conheça os temperamentos indesejados no trabalho
Próximo Texto: Insegurança breca carreira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.