São Paulo, domingo, 9 de agosto de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUA CARREIRA

Subordinado também diz não ao chefe

da Reportagem Local

""Quem pode manda, e quem tem juízo obedece.'' Segundo o consultor José Augusto Minarelli, 53, diretor da Lens & Minarelli Associados, essa frase ilustra bem a relação entre chefes e empregados, na qual o superior hierárquico tem pleno direito de atribuir trabalho aos membros de sua equipe.
Mas o que fazer diante das tarefas extremamente aborrecedoras ou daquelas que você acredita não ser o mais indicado para executar?
Nesses casos, é preciso saber tratar do assunto com seu chefe de maneira cuidadosa. Não são muitas as opções: fazer e ficar calado, fazer e falar que não gosta ou tentar falar primeiro para não precisar cumprir a famigerada ordem.
""Quando o profissional não sabe executar a tarefa, é melhor dizer a verdade e explicar os motivos para não comprometer o trabalho e a sua imagem'', diz Minarelli.
Dessa maneira, segundo ele, o profissional pode até acabar fazendo o serviço, apesar da resistência, mas as expectativas em relação aos resultados serão menores.

Credibilidade
Para Solange Glock, 42, diretora de operações da Caliper Estratégias Humanas do Brasil, é interessante que o profissional faça a tarefa. E depois, para ganhar mais credibilidade, abra o jogo contando sobre suas limitações na área.
""Assim ele mostra que teve disponibilidade para fazer, apesar de não gostar do assunto ou não dominar a área. Ele mostra que a empresa pode contar com ele, mas que, se possível, não deveria passar mais aquele tipo de tarefa.''
Quando a atividade que aborrece o profissional cai nas suas mãos com certa frequência, não existem muitas saídas. É preciso tornar esse martírio algo menos desagradável, talvez pedindo ajuda aos companheiros ou sugestões ao chefe.
Mas, quando o chefe percebe que o profissional está tentando se desvencilhar da tarefa por preguiça, ele está em maus lençóis: sua credibilidade pode ir para os ares.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.