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SUA CARREIRA
Subordinado também diz não ao chefe
da Reportagem Local
""Quem pode manda, e quem tem
juízo obedece.'' Segundo o consultor José Augusto Minarelli, 53, diretor da Lens & Minarelli Associados, essa frase ilustra bem a relação
entre chefes e empregados, na qual
o superior hierárquico tem pleno
direito de atribuir trabalho aos
membros de sua equipe.
Mas o que fazer diante das tarefas
extremamente aborrecedoras ou
daquelas que você acredita não ser
o mais indicado para executar?
Nesses casos, é preciso saber tratar do assunto com seu chefe de
maneira cuidadosa. Não são muitas as opções: fazer e ficar calado,
fazer e falar que não gosta ou tentar falar primeiro para não precisar cumprir a famigerada ordem.
""Quando o profissional não sabe
executar a tarefa, é melhor dizer a
verdade e explicar os motivos para
não comprometer o trabalho e a
sua imagem'', diz Minarelli.
Dessa maneira, segundo ele, o
profissional pode até acabar fazendo o serviço, apesar da resistência,
mas as expectativas em relação aos
resultados serão menores.
Credibilidade
Para Solange Glock, 42, diretora
de operações da Caliper Estratégias Humanas do Brasil, é interessante que o profissional faça a tarefa. E depois, para ganhar mais credibilidade, abra o jogo contando
sobre suas limitações na área.
""Assim ele mostra que teve disponibilidade para fazer, apesar de
não gostar do assunto ou não dominar a área. Ele mostra que a empresa pode contar com ele, mas
que, se possível, não deveria passar
mais aquele tipo de tarefa.''
Quando a atividade que aborrece
o profissional cai nas suas mãos
com certa frequência, não existem
muitas saídas. É preciso tornar esse martírio algo menos desagradável, talvez pedindo ajuda aos companheiros ou sugestões ao chefe.
Mas, quando o chefe percebe que
o profissional está tentando se desvencilhar da tarefa por preguiça,
ele está em maus lençóis: sua credibilidade pode ir para os ares.
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