São Paulo, domingo, 11 de fevereiro de 2007

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Mercado resiste, mas algumas firmas já investem em programas de saúde mental

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de investirem cada vez mais no pacote de benefícios à saúde de seus colaboradores, as empresas brasileiras ainda resistem em apostar em programas voltados para a saúde mental de sua população.
Algumas, porém, passaram a apostar em qualidade de vida e combate ao estresse como forma de diminuir a utilização do plano de saúde -e os custos.
"Antes só considerávamos a saúde física, mas hoje estamos focados também na mental", atesta a diretora de RH da Ticket Serviços, Eliane Aere.
A empresa conta com o atendimento feito por uma equipe multidisciplinar, inclusive com o trabalho de um psicólogo. "Mas existe um nível de aceitação que ainda não é total", diz.
Em 2006, 15% dos colaboradores consultaram o especialista, dos quais 65% já receberam alta. Agora, a empresa se prepara para implementar um programa focado no presenteísmo.
Já no HSBC, há uma feira itinerante que percorre as cidades em que a empresa atua com atividades como exames clínicos e avaliação de estresse.
Outra ação da empresa é um serviço de apoio 24 horas para que o funcionário seja atendido em "momentos difíceis que não têm hora para acontecer". Desde 2005, a empresa contabiliza 57 mil atendimentos, com foco em temas como drogas, estresse, relacionamento e traumas.


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