UOL


São Paulo, domingo, 13 de julho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MIL VAGAS

Contratação mantém ritmo em certos setores, mas tendência de enxugamento ainda é forte nas empresas

Agronegócios, seguros e área comercial seguem "aquecidas"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Apesar de o desemprego assombrar o país há algum tempo, certas áreas continuam aquecidas no mercado. O setor que mais manteve mão-de-obra contratada em maio, segundo o Ministério do Trabalho, foi o de agropecuária (62.872 pessoas). Em seguida, aparecem o de serviços (29.974) e o da indústria de transformação (29.620).
Ellen Ferraz, 23, ingressou na área de serviços antes mesmo de se formar. Foi contratada pela PricewaterhouseCoopers (auditoria) quando estava no último ano de administração de empresas no Ibmec. Entrou como trainee e hoje, um ano depois, já é assistente.
Especialistas apontam as funções ligadas ao comércio exterior, à área comercial e aos agronegócios como as campeãs em vagas. "Na área comercial, além da rotatividade natural, o perfil mudou. Quem não tiver empreendedorismo nem autonomia é trocado", afirma Andréa Lopes Barradas, gerente de RH da Sony Brasil.
Segundo a consultoria Mariaca & Associates, o setor de seguros também é promissor. A corretora Marsh (com 36 mil funcionários no mundo) é exemplo: fará cem contratações neste ano no país. "Será nosso recorde", diz Cynthia Bezerra, diretora de RH.
A Petrobras também informou que sua política de renovação de quadros foi retomada. Neste ano pode haver novos concursos públicos para a contratação e a formação de cadastro.
O fantasma das demissões, porém, ainda assombra. "Enxugamento é a palavra de ordem nas empresas. Demite-se o caro para contratar o barato", avalia Thomas Case, do Grupo Catho. Segundo ele, uma das principais exceções é a área de saúde, com 5.534 vagas captadas pela consultoria para 805 currículos enviados. (RGV e PL)



Texto Anterior: Engenheiro leva vaga duas vezes
Próximo Texto: Executivos apontam a trilha para cargos com "sobrenome"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.