UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Telefone auxilia na escolha do candidato ideal

FREE-LANCE PARA A FOLHA

As inovações não estão apenas nas telas dos computadores. Um sistema de telefonia computadorizada da Midiacom (representante da Midiavoz em São Paulo) fornece aos candidatos informações sobre o andamento do processo seletivo e pode até testar conhecimentos técnicos com perguntas de múltipla escolha.
"O RH acompanha as etapas do recrutamento on-line e não precisa atender a todos os candidatos, podendo predefinir o número de profissionais que pretende entrevistar", diz Clive Leonard Cannell Ashby, 59, sócio-diretor da Midiacom.
Mas um bom tempo será gasto, é bom lembrar, na formatação do sistema e de todos os detalhes de cada oportunidade aberta.
A reação dos candidatos, seja no recrutamento on-line, seja no telefônico, pode ser de estranhamento no início. Foi essa a impressão do consultor de tecnologia Rogerio Strufaldi Junior, 46.
Depois de aceitar por telefone participar de uma seleção para uma oportunidade de diretor de tecnologia, foi preencher algumas informações sobre seu perfil no site da empresa e teve de responder a uma avaliação on-line.
"Eram perguntas que me qualificariam ou não para a vaga. Algumas delas estranhas, mas vejo isso como um processo evolutivo", diz.
"Fico menos preocupado porque sei que os concorrentes que vou enfrentar terão um nível de conhecimento equivalente ao meu. Esse processo elimina os possíveis aventureiros."


Texto Anterior: Disputa eletrônica: "Cérebro eletrônico" testa candidatos a vaga
Próximo Texto: Triagem virtual divide opinião de empresas
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.