UOL


São Paulo, domingo, 14 de setembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BIOLOGIA

Conhecer mecanismos que regulam a vida aumenta versatilidade

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, sua relação com o meio e os processos e mecanismos que regulam a vida.
A carreira é considerada versátil, já que é possível atuar em muitas áreas: como educador, no ensino fundamental, médio ou superior, como profissional no setor de conservação (realizando educação ambiental, análises ambientais etc.), nos estudos dos organismos microscópicos, dos vegetais e dos animais, incluindo o homem, e nas mais variadas aplicações da biotecnologia (manipulação gênica, produção de vacinas e propagação de mudas vegetais, por exemplo).
"A formação envolve fundamentos teóricos de ciências exatas, do solo e de humanas, nas suas diferentes interfaces com a biologia e nos seus aspectos éticos e sociais. Mas é com base na pesquisa da biologia da célula e da transmissão dos genes (hereditariedade) que se estuda toda a diversidade biológica, de acordo com o processo evolutivo dos seres vivos", diz Irani Quagio-Grassiotto, coordenadora do curso de ciências biológicas da Unesp.
O intercâmbio da biologia com outras áreas inclui medicina, nos diagnósticos e nos exames, e até direito ambiental.
O curso de quatro anos forma professores ou cientistas, que é o profissional apto a fazer pesquisas -uma das principais habilidades do biólogo e na qual pode obter maior destaque. "A pesquisa dá ao professor a possibilidade de gerar conhecimento, e não só reproduzir o que está nos livros. Nas instituições que fazem pesquisa, o aluno, conseqüentemente, aprende a gerar conhecimento", diz Carlos Francisco Sampaio Bonafé, 42, coordenador do curso de biologia da Unicamp.
As indústrias também estão requisitando profissionais de ciências biológicas para áreas de biotecnologia -realizando processos industriais de síntese de produtos, como vacinas e produção de organismos transgênicos- e na biorremediação -reparando perturbações dos ecossistemas.
A relação estreita e particular com a natureza tem aumentado a procura por esses profissionais para gestão ambiental. Entre as atividades, realizam relatórios, planejamentos e análises ambientais, campanhas para diminuição dos consumos de água e de energia, além de atuar em áreas ainda pouco exploradas, como o ecoturismo, no planejamento de trilhas e em programas de educação ambiental.


Texto Anterior: Elétrica: Sociedade da informação ajudou a "esquentar" carreira
Próximo Texto: Vida profissional: Dependência química é vista por cientista
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.