UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENTREVISTA

Moral alto favorece rentabilidade

Co-autor de "The 100 Best Companies to Work for in America" (ed. NAL/Plume), Robert Levering voltou às 20 melhores empresas para sondar seus segredos. Eis algumas conclusões:
 

As cem melhores empresas brasileiras têm quase o dobro da rentabilidade das 500 maiores. Isso acontece também nos EUA?
Robert Levering
- Sim. A proporção é de 3 para 1. A rentabilidade cresceu 18,2% de 1997 para 2001 nas cem melhores, contra um crescimento de 5,7% nas 500 maiores. As principais causas são o aumento da produtividade, por causa do moral elevado dos profissionais, e a diminuição dos custos, com a queda na rotatividade de pessoal, nas faltas e também nos gastos com saúde.

O que as melhores empresas americanas fazem para ter um bom ambiente de trabalho?
Levering
- Uma das questões mais importantes para os profissionais é o desenvolvimento. Os melhores lugares para trabalhar oferecem várias oportunidades para os profissionais desenvolverem suas habilidades. Outra área significativa é a de comunicação. Todos os profissionais apreciam receber informações sobre assuntos que causem impacto em seu trabalho e poder questionar esses temas.

Quais são as maiores insatisfações dos profissionais?
Levering
- Reclamam de não serem respeitados. Isso pode ser melhorado pelas diretorias, com um sistema de comunicação melhor e conferindo aos profissionais mais poder de decisão.


Texto Anterior: A empresa e eu: Fidelidade dá vez ao vôo próprio
Próximo Texto: 72%...
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.