UOL


São Paulo, domingo, 15 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DICIONÁRIO CORPORATIVO

Empresas dão vez a mentores e conselheiros

Os relacionamentos no ambiente de trabalho e o chamado clima organizacional têm sido o foco das atuais tendências em programas adotados nas empresas. Expressões como "mentoring", "counselling" e "coaching" ganham cada vez mais espaço para ajudar na carreira dos profissionais. Conheça os métodos dos programas.
 

"Counselling" - Terapia feita por psicólogo de fora da empresa em que podem ser tratados assuntos tanto da vida pessoal como da profissional. O problema é diagnosticado por meio de testes, e o objetivo é analisar todos os aspectos (ver se falta visão estratégica e quais as formas de lidar com situações de estresse, por exemplo).

"Mentoring" - O foco são os talentos, e geralmente os mais maduros ocupam a posição de mentor. O jovem pode escolher alguém na empresa em quem confia, mas há consultorias especializadas nisso. O contexto é a vida na companhia, como as necessidades do profissional, as pressões e a carreira.

"Coaching" - Diferentemente dos anteriores, esse serviço deve ser prestado por especialistas externos credenciados. O alvo são os executivos experientes. Estabelecida a duração -de pelo menos três meses- e traçado o objetivo, são feitos planos de ação. A intenção é gerar mudança comportamental e crescimento estratégico.


Texto Anterior: Clima: Capital humano ganha atenção
Próximo Texto: 88%...
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.