São Paulo, domingo, 16 de março de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Instrumento faz avaliação de personalidade de funcionário

DA REPORTAGEM LOCAL

Mais do que saber dar ordens com objetividade, o líder eficaz é aquele que reconhece que seus funcionários são diferentes entre si e, por isso, trata cada um de um jeito específico.
Para identificar os perfis dos subordinados, diversas firmas de recursos humanos adotam o MBTI (indicador de tipos Myers-Briggs, em inglês), instrumento que classifica pessoas em tipos psicológicos.
De acordo com a americana Linda Kirby, especialista na ferramenta, o MBTI ajuda a classificar a personalidade dos funcionários, possibilitando o tratamento que melhor desenvolva seus potenciais.
"Esses aspectos não são suficientes para mostrar totalmente a personalidade, mas podem-se auferir traços importantes", diz Kirby.
Alguns exemplos de características são extroversão ou introversão; sensação ou intuição; pensamento ou sentimento; e julgamento ou percepção (leia mais abaixo).
Segundo Kirby, os líderes, em geral, são aqueles cujas características predominantes são pensamento e julgamento.
A consultora esteve em São Paulo na semana passada, para participar do primeiro Fórum Internacional do MBTI, promovido pelo IDH (Instrumentos de Desenvolvimento Humano), empresa que aplica a técnica no Brasil.(MARIA CAROLINA NOMURA)


Texto Anterior: Entrevista - Robert Herbold: Todos os empregados podem ter boas idéias
Próximo Texto: Dualidades
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.