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São Paulo, domingo, 17 de agosto de 2003

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TRADUZINDO

Marketing em inglês alavanca negócios no país

CARLOS ROBERTO LIBONI
primeiro-vice-presidente da Fiesp

Fui aos EUA para iniciar, no mercado americano, uma rede de distribuição comercial dos produtos fabricados pela empresa em que trabalho. Meu inglês era o básico. Inicialmente com a ajuda de intérpretes, instalei-me em Long Island, Nova York, e, juntamente com o trabalho, dediquei parte do dia a um curso de inglês. Esse curso, intensivo, durou aproximadamente três meses e foi o suficiente para viabilizar o meu trabalho inicial.
Foi uma oportunidade riquíssima, pois, durante esse período, aproveitei a convivência com as pessoas para aprender. Fiquei um tempo ralando no trabalho com aquilo que tinha aprendido.
Mais tarde fiz um curso de marketing em Nova York, no World Trade Center, voltado para o desenvolvimento e a administração de redes de distribuição internacional.
Essa foi uma fase essencial pelas informações técnicas e pelo conhecimento da legislação americana que adquiri.
Passei a conseguir enxergar uma rede de distribuição internacional para minha empresa a partir da visão competitiva americana. Foi importante por dois aspectos: tinha uma melhor visão dos aspectos mercadológicos, e isso contribuiu para a construção da rede de minha empresa, além dos inúmeros contatos que fiz.
Para a minha vida profissional, dominar o idioma inglês foi fundamental. Como diretor internacional e como primeiro-vice-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), recebo visitas de todos os continentes. Vivenciar experiências dessa natureza teria sido impossível sem o conhecimento que obtive nos cursos que frequentei.


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