São Paulo, domingo, 17 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONCURSOS

Promoção se deve a conhecimento e sorte, diz assistente de promotor

A partir desta edição, a Folha passa a desvendar o dia-a-dia de concursados

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Os salários são atrativos, a idéia -nem sempre real- de ter uma rotina menos estressante agrada e a estabilidade tranqüiliza. Mas, para o candidato a um posto público, muitas vezes fica faltando um "detalhe": conhecer o que de fato fará se for aprovado no exame.
Para facilitar a escolha da função mais aprazível, a Folha passa a acompanhar, na seção "Concursos", o dia-a-dia de funcionários já estabelecidos nas carreiras mais concorridas. Rotinas como a da assistente de promotoria Suelene Morais Bonette, 39, que trabalha no Ministério Público há 20 anos.
Sua jornada começa às 11h, com a leitura do "Diário Oficial". "É a nossa bíblia", explica. Depois, responde e-mails e faz um clipping das principais notícias para o seu promotor.
Bonette começou como escriturária -cargo hoje denominado "oficial de promotoria". No último concurso aberto, houve mais de 36 mil candidatos -existiam apenas 18 vagas. "Antes, a concorrência não era tão grande", compara Bonette, enquanto atende a uma das muitas ligações que recebe.
O almoço é rápido, em meia hora, e no próprio escritório, com uma colega de trabalho. Depois, ela fica disponível até às 19h para os pedidos de ajuda da assessoria de comunicação do ministério ou do promotor.
Nesse ínterim, diz que passou por três cargos até chegar ao atual -o que "exigiu sorte": "Conheci muita gente no ministério. Meu promotor dizia para as pessoas me procurarem. Assim, consegui demonstrar minha força de vontade".
Já para Ana Maria Bolera, auxiliar de promotoria no Ministério Público há 12 anos, "o caminho é mostrar interesse". "Se a promoção não chegar, é melhor estudar nas horas vagas e prestar outro concurso", diz.


Texto Anterior: Um terço das firmas expatria mulheres sem o companheiro
Próximo Texto: Por que ler isso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.