São Paulo, domingo, 19 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Introversão é mal-entendida, diz autora

DA REPORTAGEM LOCAL

Os introvertidos não são compreendidos -nem por eles mesmos. É isso o que defende a norte-americana Marti Olsen Laney, autora do recém-lançado "A Vantagem do Tímido" (editora Best Seller, R$ 29,90). Em entrevista por e-mail à Folha, ela diz quais as características e as armadilhas que essas pessoas têm de enfrentar no ambiente de trabalho. (RB)

 

Folha - A sra. acha que existem vantagens em ser introvertido?
Marti Olsen Laney -
Claro. A introversão é mal-entendida, mesmo pelos introvertidos. Supõe-se que eles são anti-sociais e que não se sentem confortáveis no mundo real. Isso não é verdade.

Folha - Como uma pessoa pode lidar com sua introversão?
Laney -
Pode conhecer melhor a si mesma e se perguntar como e quando se sente estimulada.

Folha - Que armadilhas um introvertido pode encontrar em seu ambiente de trabalho?
Laney -
Pode assumir muita responsabilidade e sentir-se culpado por coisas que não eram sua culpa ou sobre as quais não tem controle. Precisa aprender a atuar em seu próprio ritmo, em especial quando lida com prazos problemáticos e repentinos.

Folha - A sra. acredita que existam problemas entre introvertidos e extrovertidos devido a uma falha de comunicação entre eles?
Laney -
Uns têm de entender o estilo de comunicação dos outros. Extrovertidos, por natureza, estabelecem contatos, socializam-se, têm excelente habilidade verbal e perguntam muito. Introvertidos são um mistério para os colegas. Eles precisam se concentrar em silêncio e podem saber mais sobre um tema do que aparentam.

Folha - O que introvertidos podem fazer em entrevistas?
Laney -
Têm de estar bem preparados. É melhor fazer uma pesquisa sobre a companhia e o cargo, treinar questões com conhecidos, selecionar qualidades e enfatizá-las em respostas, dar um forte aperto de mão e manter contato visual enquanto fala. Pode ser bom falar um pouco mais alto e elaborar sentenças menores para manter a atenção do recrutador.


Texto Anterior: Intimidação: Profissionais criam táticas contra inibição
Próximo Texto: Inclusão de deficientes: Empregadores pedem revisão das cotas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.