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São Paulo, domingo, 22 de junho de 2003

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CURRÍCULO EM LINKS

Recrutamento pela web impede inovações

Formulário on-line adotado pelas empresas padroniza dados e restringe o uso de recursos de apoio

FREE-LANCE PARA A FOLHA

A estratégia de usar a criatividade para criar o currículo enfrenta uma barreira imposta por muitas empresas e agências de recrutamento: a proliferação de modelos padronizados de inscrição.
Sobretudo as multinacionais, cujos processos seletivos chegam a receber milhares de candidatos, passaram a adotar em seus sites formulários prontos, que precisam apenas ser preenchidos pelo profissional. Nesse caso, não tem jeito: inovar no formato ou mesmo na inclusão de endereços eletrônicos é inviável na seleção.
O "consolo" nesse caso é que um material mais elaborado, como um portfólio, pode ser mostrado na entrevista pessoal.
Empresas recrutadoras também priorizam os modelos-padrão. Na DM Recursos Humanos, quem envia o currículo por carta recebe um comunicado para fazer cadastro on-line. "Não avaliamos currículos impressos", afirma a sócia Sofia Esteves do Amaral.
Os selecionadores têm tanta pressa que Elaine Saad, da RightSaadFellipelli, sugere a inclusão das informações-chave do candidato no corpo do e-mail enviado.
Um outro procedimento comum, o de mandar uma carta de apresentação, também pode ter seus dias contados. "Geralmente vou direto ao currículo, não costumo ler esse tipo de texto", afirma Neli Barboza, da Manager.
O que permanece mesmo é a consulta a antigos empregadores antes de uma contratação. "Nada exclui a checagem de experiências anteriores", conclui Mariá Giuliese, da Lens & Minarelli.

Propaganda pessoal
Já nas agências de publicidade e marketing, o acesso fácil e rápido, por meio de um link, a trabalhos realizados pelo candidato pode constituir, sim, um diferencial no momento da convocação para uma entrevista de emprego.
Na McCann-Erickson, por exemplo, não há um sistema organizado de análise de currículos, diz o diretor de criação, Danilo Martins. "Dependemos muito de um portfólio. Às vezes o profissional deixa um CD com seus trabalhos ou indica um site. Mas priorizamos a análise dos links de quem já tenha referências, como uma recomendação de alguém."
Já o vice-presidente da agência Click (especializada em propaganda na internet), P. J. Pereira, conta que, apesar de receber "algumas dezenas" de currículos por dia, lê todos. "Garimpar talentos é um dos aspectos mais importantes do meu trabalho", afirma.
Sorte do publicitário Rodrigo Buim, 25. Ele percebeu que, em um mercado de concorrência acirrada, o cuidado na preparação do material de divulgação às vezes vale a oportunidade de trabalho.
Há cerca de três anos, ele enviou para a Click o link para o seu portfólio, por e-mail. A agência buscava um estagiário. "O que me chamou a atenção não foram os trabalhos dele, mas sim o layout do portfólio em si", recorda Pereira. "Quem está no início da carreira, às vezes, não tem muitos projetos elaborados para enviar, mas pode mostrar seu talento assim."
Buim conseguiu o estágio três dias depois de mandar o e-mail. "Se não tivesse enviado o portfólio, nunca seria contratado."
"O currículo é uma peça publicitária, que pode ser enriquecida", arremata Gilberto Guimarães, diretor da BPI. Há quem leve a frase exatamente ao pé da letra.
É o caso de Luiz Montoya, 22, formado em publicidade. Na busca de emprego, fez uma campanha agressiva de marketing.
Ele criou um slogan e uma chamativa peça de mala-direta, que enviou pelo correio para cerca de cem empresas. Mandou ainda 250 e-mails e publicou um "banner" (tipo de faixa promocional) em um site específico. "Fiz tudo sozinho", diz. Gastou R$ 1.400.
Menos de uma semana após o lançamento da campanha, começou a trabalhar como analista de "trade marketing" (marketing em pontos-de-venda) na Electrolux.
"Demonstrei na prática que trabalho bem os conceitos de minha área ao aplicar uma estratégia de planejamento de comunicação."


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