|
Próximo Texto | Índice
Cont(r)atos Imediatos
LIGIA BRASLAUSKAS
da Reportagem Local
Você anda sem tempo para encontrar pessoas e cultivar amizades? Se a resposta for positiva, é
melhor se mexer, pois isso pode
prejudicar sua carreira.
Conhecida como "networking", a rede de contatos profissionais, pessoais e de interesses
variados é uma das melhores armas que um profissional pode
ter para não se sentir perdido ou
inseguro na hora do aperto.
Montar essa rede de contatos
nada mais é do que conversar
com pessoas e criar um vínculo
natural de troca de informações.
"É o melhor investimento que
um profissional pode fazer para
si próprio", diz Herbert Steinberg, 43, sócio-diretor da DBM
do Brasil, empresa especializada
em recolocação de profissionais.
Para ele, a criação e a manutenção de uma boa "networking"
são uma preocupação que todas
as pessoas deveriam ter, estando
empregadas ou não.
E isso vale para qualquer idade
e área de atuação. "Se o profissional já tem 20 anos de mercado e
nunca se preocupou com relacionamentos, que comece agora", afirma Steinberg.
Indicação
Em um mercado que contrata
cada vez mais por meio de indicação, nada como ter o nome nas
listas de pessoas conhecidas como bons contatos e excelentes
fontes de informação.
Segundo uma pesquisa do Grupo Catho, realizada com 1.330
executivos em todo o país, 25%
das contratações são feitas por
meio de indicações de pessoas de
dentro ou fora da empresa.
"Quando existe uma indicação,
85% dos recrutamentos são realizados com apenas cinco entrevistas ou menos. E em 25% desses casos só há uma entrevista,
ou seja, a indicação vale tudo",
afirma Thomas Case, 61, presidente do Grupo Catho.
Para ele, o profissional que está
desempregado, principalmente,
deveria estar fazendo "networking" com o objetivo de conseguir "fontes" e se atualizar sobre
o que acontece no mercado.
"É errado sair pedindo emprego. O melhor é solicitar orientação, aconselhamento, dicas e sugestões. É assim que o negócio
funciona", afirma.
Troca de informações
Além de uma fonte inesgotável
de oportunidades, a rede de contatos profissionais serve como
um meio eficiente para conhecer
novidades e conseguir dados interessantes para o dia-a-dia.
Muitos profissionais encontram boas dicas de negócios em
um bate-papo informal, mas isso
só acontece porque há uma ligação preestabelecida entre eles.
"Mais do que estar por dentro
do que acontece no mercado, o
profissional consegue trazer resultados para a empresa onde
trabalha embasado em experiência de colegas", afirma Lorene
Carvalho, consultora da KPMG.
Mas é preciso ter muito cuidado e bom senso na hora de escolher as pessoas que vão fazer parte da sua lista de contatos. A seleção não pode ser feita de maneira
aleatória e muito menos com o
intuito de fazer lobby só para garantir ou conseguir um emprego.
"Só tem bons resultados aquele
que sabe usar de maneira adequada sua rede de contatos. De
nada adianta ter um nome e um
telefone e só lembrar de ligar para a pessoa quando for conveniente", explica Steinberg.
O que ele quer dizer é que, para
ter uma funcionalidade real, a relação tem de ser cultivada, de
preferência, em uma fase boa, ou
seja, enquanto o profissional está
na ativa e empregado.
Próximo Texto: Networking: Abasteça sua rede de fontes em eventos Índice
|