São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
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Cont(r)atos Imediatos


LIGIA BRASLAUSKAS
da Reportagem Local

Você anda sem tempo para encontrar pessoas e cultivar amizades? Se a resposta for positiva, é melhor se mexer, pois isso pode prejudicar sua carreira.
Conhecida como "networking", a rede de contatos profissionais, pessoais e de interesses variados é uma das melhores armas que um profissional pode ter para não se sentir perdido ou inseguro na hora do aperto.
Montar essa rede de contatos nada mais é do que conversar com pessoas e criar um vínculo natural de troca de informações.
"É o melhor investimento que um profissional pode fazer para si próprio", diz Herbert Steinberg, 43, sócio-diretor da DBM do Brasil, empresa especializada em recolocação de profissionais.
Para ele, a criação e a manutenção de uma boa "networking" são uma preocupação que todas as pessoas deveriam ter, estando empregadas ou não.
E isso vale para qualquer idade e área de atuação. "Se o profissional já tem 20 anos de mercado e nunca se preocupou com relacionamentos, que comece agora", afirma Steinberg.

Indicação
Em um mercado que contrata cada vez mais por meio de indicação, nada como ter o nome nas listas de pessoas conhecidas como bons contatos e excelentes fontes de informação.
Segundo uma pesquisa do Grupo Catho, realizada com 1.330 executivos em todo o país, 25% das contratações são feitas por meio de indicações de pessoas de dentro ou fora da empresa.
"Quando existe uma indicação, 85% dos recrutamentos são realizados com apenas cinco entrevistas ou menos. E em 25% desses casos só há uma entrevista, ou seja, a indicação vale tudo", afirma Thomas Case, 61, presidente do Grupo Catho.
Para ele, o profissional que está desempregado, principalmente, deveria estar fazendo "networking" com o objetivo de conseguir "fontes" e se atualizar sobre o que acontece no mercado.
"É errado sair pedindo emprego. O melhor é solicitar orientação, aconselhamento, dicas e sugestões. É assim que o negócio funciona", afirma.

Troca de informações
Além de uma fonte inesgotável de oportunidades, a rede de contatos profissionais serve como um meio eficiente para conhecer novidades e conseguir dados interessantes para o dia-a-dia.
Muitos profissionais encontram boas dicas de negócios em um bate-papo informal, mas isso só acontece porque há uma ligação preestabelecida entre eles.
"Mais do que estar por dentro do que acontece no mercado, o profissional consegue trazer resultados para a empresa onde trabalha embasado em experiência de colegas", afirma Lorene Carvalho, consultora da KPMG.
Mas é preciso ter muito cuidado e bom senso na hora de escolher as pessoas que vão fazer parte da sua lista de contatos. A seleção não pode ser feita de maneira aleatória e muito menos com o intuito de fazer lobby só para garantir ou conseguir um emprego.
"Só tem bons resultados aquele que sabe usar de maneira adequada sua rede de contatos. De nada adianta ter um nome e um telefone e só lembrar de ligar para a pessoa quando for conveniente", explica Steinberg.
O que ele quer dizer é que, para ter uma funcionalidade real, a relação tem de ser cultivada, de preferência, em uma fase boa, ou seja, enquanto o profissional está na ativa e empregado.


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