São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"NETWORKING"
Contato exige tempo e dedicação
Abasteça sua rede de fontes em eventos

da Reportagem Local

Um boa rede de contatos não se consegue da noite para o dia. Dá trabalho e exige dedicação.
É uma atividade que não termina nunca. A pessoa tem de estar sempre indo a eventos, fazendo ligações, pegando e oferecendo cartões de visita e, o mais importante, conversando.
Para quem nunca se preocupou com essas ações, a tarefa pode ser um pouco mais demorada.
O primeiro passo é reunir o maior número possível de nomes de pessoas, independentemente da área de atuação.
"Resgatar velhas amizades, vasculhar agendas de telefones, olhar fotografias antigas. Tudo vale na hora de começar a reunir possíveis contatos", afirma Cláudia Tayar, 33, diretora da ADPO (Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional).
Mas só quantidade não funciona. É preciso fazer uma seleção desses nomes, separando as pessoas por atividade profissional e grau de intimidade.

Detetive
Guardar cartões de visitas e números de telefones é um hábito que quase todo mundo tem. O difícil é tentar lembrar, depois de um certo tempo, quem havia passado aqueles dados pessoais.
Para resolver esse tipo de problema, Cláudia aconselha fazer anotações atrás dos cartões para que a informação sirva de referência, quando for necessário.
Outra sugestão é fazer uma investigação com o objetivo de atualizar informações sobre antigos colegas de faculdade ou de cursos. "Esse trabalho de detetive serve para saber onde estão essas pessoas e que cargos estão ocupando", afirma Cláudia.
Mas essa atualização tem de ser feita de ambos os lados. É importante informar aos outros sobre possíveis mudanças de empresa, cargo ou residência.
Dentro da própria empresa também é possível conseguir contatos. Isso pode até parecer meio óbvio, mas os mais tímidos enfrentam dificuldades.
Para quem faz parte desse grupo, aí vai a dica: aceite convites para almoçar e participe de "happy hours". Depois disso, é muito mais simples fazer uma ligação e conversar sobre assuntos que foram abordados à mesa.


Texto Anterior: Cont(r)atos Imediatos
Próximo Texto: Ex-cliente traz promoção
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.