São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"NETWORKING"
Lista de contatos feita por gerente vira fonte de consulta até de "headhunters" (caçadores de talentos)
Executivo cria superarquivo pessoal

da Reportagem Local

Greg Salibian/Folha Imagem
O gerente José Carlos Cusnir montou uma lista de nomes e telefones cobiçadas pelos "headhunters"


Quando os consultores de recursos humanos dizem que uma rede de contatos é o melhor patrimônio que um profissional pode construir, acredite.
Hoje pode-se dizer que um executivo que tiver ótima formação acadêmica e cultural, domínio de idiomas, mas não tiver relacionamentos para conseguir trocas, ele está com uma mala cheia de dinheiro sem saber como gastar.
Herbert Steinberg, da DBM do Brasil, concorda. Para ele, é imprescindível que a pessoa tenha uma boa rede de contatos, embora isso não represente nada se ele não souber como utilizá-la.
José Carlos Cusnir, 48, gerente-geral da IMS Health Strategic Technologies, é um exemplo.
Depois de atuar por 17 anos em uma empresa do setor químico e mais algum tempo em uma multinacional do setor eletrônico, resolveu sair e procurar um consultor para se recolocar.
"A primeira pergunta que fez foi sobre meus relacionamentos profissionais. Disse que eu conhecia muita gente, mas que não mantinha um contato próximo."
O que o consultor estava tentando dizer a ele é que, com aquela lista de nomes que tinha, não seria difícil conseguir voltar ao mercado, mas teria de aprender a transformar nomes em contatos profissionais.
Cusnir ouviu os conselhos e saiu pronto para investir em uma "networking". "Fiz várias ligações, ofereci consultorias e, quando vi, já estava sendo disputado por empresas", comenta.
Sua rede de contatos cresceu tanto que ele acabou montando um banco de dados pessoal para arquivar nomes e perfis de pessoas interessantes.
"Hoje em dia, até os "headhunters" (caçadores de talentos) me ligam para pedir indicação de profissionais para vagas disponíveis", comenta.


Texto Anterior: Ex-cliente traz promoção
Próximo Texto: Bolsa de Salários: Área de serviços não reajusta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.