São Paulo, Domingo, 23 de Maio de 1999
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Profissional precisa estar de olho na concorrência

da Reportagem Local

O bom vendedor deve conhecer muito bem o produto que vende. Mas, antes de tudo, precisa saber com detalhes quem são os seus concorrentes e que tipo de mercadoria oferecem.
"Sair para uma venda sem ter esse tipo de informação muito bem digerida é apostar no escuro e atender mal o cliente", afirma José Kozel Júnior, da ADVB.
Além de saber tudo o que acontece ao seu redor, o vendedor deve saber dizer "não compre isso" sobre suas próprias mercadorias, se elas não representarem um bom negócio para o cliente, e ter outras possibilidades na manga. "A persuasão perdeu lugar para a orientação", diz Kozel Júnior.
Para Dario Guimarães, 32, consultor da Across Recursos Humanos, o profissional da área tem de "adorar" o que faz e se atualizar ao máximo.
"No mínimo, ele precisará ter uma ótima capacidade de análise, saber antever os problemas e as dúvidas e estar 100% envolvido com o processo de pós-venda", afirma Guimarães.

Cursos - ADVB (Associação dos Dirigentes de Vendas do Brasil): (011) 284-4044.


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