S?o Paulo, domingo, 24 de outubro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Jovens recebem orientação para mapear caminhos no mercado

DE SÃO PAULO

Auxiliar estudantes a buscar, com a orientação de professores treinados, suas identidades para traçar planos de seus futuros profissionais é o mote do programa PPT (Preparação para o Trabalho), da organização não governamental Ação Comunitária, em São Paulo (acomunitaria.org.br).
Durante seis meses de curso, jovens de 15 a 20 anos têm orientação de professores em três eixos: autogestão e planejamento, trabalho e cultura. A ideia é que adquiram autoconhecimento e autonomia para buscar uma vaga.
"O jovem não vai sair de lá com um diploma, ele vai sair capacitado para buscar o mercado de trabalho com suas próprias potencialidades", assinala Michelle Caetano, orientadora pedagógica do programa.
Os alunos passam, ao todo, 400 horas em diversas organizações parceiras da Ação Comunitária.
João Victor Souza, 17, foi um dos 500 jovens que frequentaram o PPT no primeiro semestre de 2009.
Hoje, ele é bolsista do programa Diversidade, da Unilever, que custeia seu curso pré-vestibular e se dispõe a pagar todos os custos de seu futuro curso universitário.
"Eu já tinha ideia dos cursos que gostaria de fazer, mas lá vi onde eu poderia aplicar minhas habilidades."
O eixo de autogestão do programa, complementa Souza, foi fundamental para traçar suas rotas.
Outro ponto positivo citado pelo jovem foi a participação em ações de voluntariado incentivadas pela ONG. De acordo com ele, a experiência o fez se sentir mais maduro profissionalmente.


Texto Anterior: Deficientes são recrutados por empresa para cargos de gestão
Próximo Texto: Daniel Goleman: Inteligência cresce com treinamento
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.