UOL


São Paulo, domingo, 26 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

VISTO PARA A SALA DE AULA

Para estudar em universidades fora do país ou conseguir uma bolsa de pesquisa, atestado é fundamental

Curso no exterior exige certificado

FREE-LANCE PARA A FOLHA

"Mais um certificado, seja para incrementar o currículo, seja para decorar a parede do escritório." Ter essa visão para os atestados de fluência em idiomas é perder a chance de aproveitar as oportunidades que eles podem propiciar.
Os certificados, por exemplo, costumam ser condição obrigatória para conseguir uma vaga em um curso fora do país, nas universidades mais concorridas.
Exames como o Ielts e o Toefl foram desenvolvidos especialmente para serem um parâmetro de acesso a essas instituições. São fundamentais também para bolsas de estudos no exterior.
"No nosso processo de concessão de bolsas de estudo, o Ielts é o único teste aceito como prova de fluência em inglês", exemplifica Rosane di Genova, 38, gerente do British Council.
Nos Estados Unidos e no Canadá, o Toefl é "parâmetro fundamental em praticamente todas as universidades", lembra Leib Raibin, 57, da WTT-UC, agência especializada em cursos no exterior.
Já nas universidades francesas, os requisitos são variados. "Há as que comprovam a fluência por contato telefônico e outras que exigem o Dalf", conta Clarissa Navarro, 26, do Cendotec (Centro Franco-Brasileiro de Documentação Técnica e Científica).
Mas nem sempre os conhecimentos obtidos no idioma são utilizados. Luís Matos, 33, pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, por exemplo, não encontrou muitas dificuldades quando se candidatou a uma bolsa de estudos na Universidade de Sorbonne, em Paris, há três anos.
"O curso não exigia um conhecimento elevado da língua", diz Matos, que prestou exame de proficiência do consulado francês.
(EDSON VALENTE)


Texto Anterior: Estudar no exterior é alternativa
Próximo Texto: Fluência ajuda a obter bolsa no início da carreira
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.