São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEMISSÃO

Trauma pode dar lugar a trampolim

LUIZ RENATO VALENTE
ESPECIAL PARA A FOLHA

A demissão é sempre um trauma. Por mais que se ouça por aí que está cada dia mais presente na vida do trabalhador, quase ninguém está preparado psicologicamente para ser dispensado. Mas é importante saber que ela nem sempre significa falta de competência.
Vários fatores podem influenciar nessa decisão tomada pela empresa. O perfil pessoal pode não ser adequado à cultura da companhia ou ela pode estar com problemas econômicos.
Mas, nesse momento, muitas pessoas sofrem com a falta de auto-estima. A demissão, no entanto, deve ser encarada como um trampolim para novos desafios e realizações. Estar desempregado não implica aceitar qualquer emprego que ofereçam a você, pois toda e qualquer proposta deve ser bem analisada antes de ser aceita.
O período pós-demissão é um bom momento para analisar a carreira, mas é importante estabelecer um prazo para voltar à ativa. Antes disso, tire de duas a quatro semanas para refletir e colocar a cabeça em ordem. Depois, é hora de correr atrás.
O importante é ter em mente que as coisas que parecem ruins em nossas vidas nem sempre acontecem para nos derrubar. Refletir pode ser o impulso que faltava para encontrar novos horizontes em sua vida profissional.
Seguem algumas dicas que podem ajudar nessa hora:
1) Discuta detalhadamente com seu chefe sobre suas virtudes e suas necessidades técnicas/pessoais. Faça o mesmo com colegas de trabalho mais próximos;
2) Trace um plano de desenvolvimento para as necessidades diagnosticadas;
3) Reflita profundamente sobre seus interesses pessoais/profissionais, assim como seus conhecimentos e talentos pessoais;
4) Ative o seu "networking"; elabore uma agenda de contatos (visitas rápidas, almoços etc.);
5) Cuide de sua saúde e também de sua família;
6) Procure conhecer mais profundamente o mercado;
7) Seja otimista: procure o lado positivo desse momento.


Luiz Renato Valente, 31, é gerente responsável pela divisão de "engineering" da Michael Page International



Texto Anterior: Seleção: A hora de ir além do currículo
Próximo Texto: Depoimento
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.