São Paulo, domingo, 26 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ÉTICA NO TRABALHO

Discrição e "jogo limpo" devem ser as normas

MARCELO MARIACA
ESPECIAL PARA A FOLHA

Aplicar o conceito de ética à realidade das empresas significa, para os profissionais, adotar comportamentos que não irão de encontro às regras de conduta vigentes.
As normas podem variar entre as companhias. No entanto, algumas atitudes podem ser consideradas universalmente éticas ou antiéticas, principalmente aquelas que dizem respeito aos relacionamentos interpessoais:
1) Evitar conversas de corredor: bater papo com os colegas é uma atividade prazerosa. No entanto, você pode fazer algum comentário que poderá prejudicar a sua carreira. Cultive os relacionamentos na empresa, mas evite comentários sobre os colegas de equipe ou sobre o próprio trabalho. Discrição é a palavra-chave;
2) Manter a confidencialidade: muitas das informações que circulam em uma companhia são sigilosas e só podem ser divulgadas quando houver uma clara autorização da direção. Caso contrário, não comente nada com ninguém. O mesmo deve ser aplicado às informações pessoais que os seus colegas lhe confidenciam;
3) Faça jogo limpo: não tente crescer na carreira à custa de armações que prejudiquem seus colegas. As empresas valorizam os profissionais que realmente estão comprometidos com o trabalho e que não perdem tempo com fofocas. Alguém está tentando prejudicá-lo? Lembre: os seus resultados se encarregarão de mostrar quem tem valor para a empresa.


Marcelo Mariaca, 57, é sócio-diretor da Mariaca & Associates e professor do E-MBA da BSP, Business School São Paulo



Texto Anterior: Depoimento
Próximo Texto: Aposentadoria: Preparação deve começar bem antes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.