São Paulo, domingo, 26 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teoria serve a interesses, diz especialista

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A conclusão de que o acidente foi causado por um ato inseguro do trabalhador é, na visão de pesquisadores, uma ideologia. "O ato inseguro tornou-se mais uma ideologia do que uma teoria. Não é científico porque serve a interesses e procura mais esconder do que revelar", diz o pesquisador Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela, autor de tese sobre o tema.
Apesar de ultrapassada em vários países, a abordagem, formulada nos EUA nos anos 30 e trazida ao Brasil durante a ditadura militar, vai ao encontro do que diz a teoria jurídica. A combinação obteve força nas empresas devido à responsabilidade subjetiva, presente na teoria.
"O empregado tem de provar que o acidente foi realmente decorrente do trabalho", diz João Eduardo de Amorim, procurador do Ministério Público do Trabalho de São Paulo.


Texto Anterior: Culpa por acidente trabalhista recai sobre empregado ferido
Próximo Texto: Culpados?: Análise deve olhar além da conduta do trabalhador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.