S?o Paulo, domingo, 28 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Falta de coesão é maior problema em texto

DE SÃO PAULO

No terceiro semestre de engenharia mecânica no ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), Diego Mamede, 23, acumula dois prêmios fora de sua área, ambos de melhor redação de universitário.
O estudante -que ganhou concursos da Fundação Assis Chateaubriand e do Ciee (Centro de Integração Empresa-Escola) - diz ter desenvolvido o talento na infância, quando frequentava bibliotecas e livrarias. "Acreditar que engenheiro não sabe escrever é preconceito", critica ele, que planeja fazer especialização na área de humanas.
Segundo Antônio Olivieri, criador do site Página da Redação, que oferece serviço de correção de textos, acompanhar o noticiário e ler livros, como faz Mamede, são práticas essenciais para escrever artigo com conteúdo e coesão.
"Problemas na construção são os que mais prejudicam estudantes", indica Olivieri.
Falta de coesão e de clareza tanto em redações quanto em entrevistas e dinâmicas é o maior obstáculo que os estudantes têm de superar, indica Rosa Maria Simone, supervisora de educação a distância do Ciee.
"Quanto mais o universitário mostrar-se antenado e preocupado com a comunicação formal, mais destaque terá em processos seletivos."


Texto Anterior: Humanas é pior área em português
Próximo Texto: Livros: Entrevistado também deve perguntar
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.