São Paulo, domingo, 28 de outubro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CURRÍCULO EM CENA

Informação no e-mail causa boa impressão

Texto deve informar quando há indicação

MARIANA DESIMONE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

A abertura de uma vaga e o contato do profissional de RH são informações valiosas para quem está procurando uma colocação no mercado. Como a praxe é mandar o currículo por e-mail, vale a pena causar uma boa impressão no recrutador na hora de abrir a mensagem.
O que escrever nesse e-mail é dúvida de candidatos como Joana Santos, 25, recém-formada em contabilidade. Ela diz sentir-se insegura ao enviar seu currículo para oportunidades que recebe de colegas. "Não sei o que escrever -ou se vale a pena só mandar o documento e não escrever nada", questiona.
Segundo especialistas, o candidato deve mostrar que estudou previamente a empresa e a função -isso conta pontos. "Ao mostrar-se inteirado das atividades da companhia e de como será possível atuar ali, o candidato já desperta a atenção do recrutador", indica Beatriz Lacombe, professora da área de gestão de pessoas da FGV-SP (Fundação Getulio Vargas).
Se a vaga for indicação de alguém da própria firma, Lacombe sugere explicitar isso no e-mail. "É comum informar o nome de quem fez a indicação."
Antonia Magnusson, gerente de RH da Pirelli, destaca outra informação valiosa no primeiro contato: "Se houver disponibilidade para viajar ou residir em outros Estados, é importante ressaltar a abertura".
Para Magnusson, a linguagem empregada nesse tipo de correspondência depende do nível hierárquico da vaga. "Para um nível estratégico, um tom formal combina com a maturidade da pessoa. Mas não para um recém-formado", opina.

Texto Anterior: Por e-mail: Em vez de anexo, sugestão é enviar link
Próximo Texto: Vídeos e mídias diferentes dão visibilidade a aspirante
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.