UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim de ano é época ideal para retomar contatos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O fim do ano é o melhor período para recuperar contatos. A lição, dada pelos consultores de RH, lembra conselho de mãe: mande cartões, ligue, dê notícias.
Segundo os especialistas, o "clima" desta época do ano é mais propenso à retomada de relacionamentos, pois, ao contrário do que ocorre em festas como o Carnaval, as pessoas estão mais abertas a receber cumprimentos e existe uma boa justificativa para um e-mail ou telefonema. Ou seja, é mais difícil ser inconveniente.
A idéia é que, na hora de fazer as listas de presentes, brindes corporativos e cartões, gastar um tempinho lembrando pessoas é sempre uma atitude inteligente.
Quem deseja boas-festas precisa ter em mente, no entanto, que fazer network (ou fomentar a rede de contatos) não é uma busca por emprego, mas por informações que podem ser úteis à carreira. Paciência é fundamental.
Para a consultora Matilde Berna, o período tem duas facetas: "As pessoas estão mais abertas, mas também há muita gente com espírito de férias, que não está muito concentrada, o que dificulta os contatos mais estratégicos". O segredo estaria em saber identificar quando há abertura.
"Cumprimentar as pessoas é um bom jeito de mostrar, de maneira educada, que você se lembra delas e, ao mesmo tempo, de fazer com que elas também se lembrem de você", destaca a consultora.



Texto Anterior: Para secretária, ir a eventos já virou "trabalho"
Próximo Texto: Contatos sobrevivem ao apagar das luzes
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.