UOL


São Paulo, domingo, 28 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para secretária, ir a eventos já virou "trabalho"

FREE-LANCE PARA A FOLHA

Contatar as pessoas certas nos lugares certos é o plano da secretária-executiva e bacharel em relações internacionais Yohanna Janssen, 47, para conseguir uma nova colocação no mercado.
Eventos promovidos por consulados e por câmaras internacionais de comércio e encontros de executivos patrocinados por multinacionais são os ambientes preferidos da profissional, que diz dominar sete idiomas.
Ela afirma que leva tão a sério o objetivo de aumentar sua rede de contatos que comparece a pelo menos uma festa por semana. "Enquanto não surge uma vaga que preencha o meu perfil, meu trabalho é fazer contatos na minha área."
Janssen, que retornou ao país em junho depois de um período morando no exterior, revela que começou seu garimpo em agosto, pela comunidade holandesa. Ela diz que escolheu os consulados e as câmaras por serem locais de reunião do campo de relações internacionais.
"Elas [as comunidades estrangeiras] têm atividades como campeonatos de golfe, coquetéis, encontros para drinques e almoços de negócios. Através delas consigo muitos contatos. Tento conhecer o maior número possível de executivos", conta.
A tática para ser convidada para as festas é simples, afirma. "Busco um contato dentro das câmaras ou dos consulados, muitas vezes via internet. Então ligo ou mando um e-mail me apresentando. Tenho tido uma receptividade extraordinária. Ninguém me bateu a porta na cara."



Texto Anterior: Trabalho de brinde: Festas podem trazer emprego de presente
Próximo Texto: Fim de ano é época ideal para retomar contatos
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.