Índice geral Equilibrio
Equilibrio
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

'Desisti do tratamento, mas não de competir'

Lucas Lima/Folhapress
O consultor Elton Mendes de Souza, que machucou os tendões, na academia onde treina, em São Paulo
O consultor Elton Mendes de Souza, que machucou os tendões, na academia onde treina, em São Paulo

DE SÃO PAULO

Somente oito meses depois de ter sentido pela primeira vez uma pontada forte no calcanhar, o consultor de informática Elton Mendes de Souza, 53, foi ao médico.

"No treino, o tendão calcâneo esquerdo começou a doer. Sabia que era alguma coisa no tendão de Aquiles, mas achei que ia passar", lembra.

Isso foi no início do ano passado. Apesar da dor, Souza seguiu com os treinos e até participou, em maio de 2011, da Comrades, prova de quase 90 km na África do Sul, que completou em 11h00min22.

Depois de a poeira baixar, enfim resolveu procurar um tratamento. "Inicialmente, fiz uma terapia com anti-inflamatórios. Mas a dor continuava. No final do ano, fiz umas 40 sessões de fisioterapia à base de choque e ultrassom."

Mesmo assim, a dor não cedeu, o que fez com que Souza desistisse do tratamento. Em lugar disso, voltou a treinar forte: em janeiro deste ano, iniciou a preparação para mais uma ultramaratona (prova mais longas que a maratona) na África do Sul.

"Mas o meu tendão estava ali, presente. Em março passado, fiz outro tipo de fisioterapia com ultrassom (placas quentes) e laser. Mas a dor ainda persistia", conta ele, que avalia: "Acho que era por causa do treinamento, pois eu não parei de correr".

Na prova sul-africana, não sentiu dor, fechando a Comrades 2012 em 10h40. Ao voltar para o Brasil, não deu descanso: começou a treinar para a maratona do Rio, realizada em 8 de julho. Resultado: o outro calcanhar também começou a sofrer. "Mesmo com os dois tendões doendo, continuei os treinos até a maratona", diz.

Depois da prova, decidiu suspender os treinos. "Parei por 63 dias, fiz umas 15 sessões de fisioterapia e também larguei: fiquei fazendo apenas exercícios para fortalecimento dos tendões."

Começou a se sentir melhor e resolveu voltar aos treinos há pouco mais de 15 dias. "Ainda não está 100%, mas está bem melhor. Estou fazendo um novo tratamento fisioterápico", diz Souza, que pratica corrida há três anos, já fez nove maratonas e quatro ultramaratonas.

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.