São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2000
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


EXERCÍCIOS FÍSICOS

O cigarro lesa os cílios pulmonares -espécie de "vassoura" que ajuda a expelir a secreção do pulmão. Por isso o fumante tem dificuldade de expectoração. Para minimizar o problema, ele deve optar por atividades físicas que aumentem a frequência respiratória e exercícios que facilitem a eliminação de secreções.
Os esportes aquáticos são os mais recomendados porque a umidade facilita a expectoração. Destaque para natação e canoagem: o movimento simétrico dos braços exigido nas duas modalidades expande o tórax.
Alguns exercícios respiratórios podem ser feitos em casa. Deitado com as pernas flexionadas, inspire, concentrando-se em encher a barriga em vez do peito (como faz normalmente) e expire vagarosamente. Outros podem ser feitos na piscina para aproveitar o efeito da umidade: após inspirar pelo nariz enchendo a barriga, mergulhe e solte o ar formando bolinhas. "Esses exercícios soltam o muco. Para expelir, basta provocar a tosse", diz Luzimar Teixeira, professor da Escola de Educação Física da USP, especializado no tratamento de asmáticos, obesos e fumantes. Regra básica: antes e depois da atividade, fique duas horas sem fumar. "Se não conseguir, é melhor não fazer nada porque o efeito da nicotina será potencializado", alerta Teixeira.



Texto Anterior: Consumo de vitaminas
Próximo Texto: Limpeza dos dentes
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.